Baby Old John
Sir John é um britânico de quase setenta anos, a viver há uma década em Portugal. Como bom British que é, mal arranha a língua local, honrando o famoso tique imperial! Vive numa comunidade com vários expats do seu país, o qual visita frequentemente. As filhas e a irmã não o deixam só por muito tempo, deslocando-se de Inglaterra para visitá-lo!
A vida de John é uma alegria! Tem uma casa de grandes dimensões ao lado da piscina privativa e uma vista desafogada para a vila portuguesa. Participa em diversas benfeitorias, desde festas populares ou culturais locais a eventos de caridade da sua comunidade nacional.
Apresenta um desvelo na comunicação com populares, em que se faz sempre de desentendido desse "difícil português". Pratica exaustivamente atividade física no ginásio ou na sua bicicleta artilhada, contabilizando quilómetros às dezenas diariamente e ainda faz gáudio em apresentar as suas motorizadas de coleção, deixando babados os homens locais.
Como é bom conviva, abre a sua porta aos amigos portugueses - embora isso fosse mais no início quando se queria entrosar. Na verdade, é muito cioso do que lhe pertence e espera dos portugueses uma afabilidade interesseira.
De qualquer modo, mantém uma dieta de festas de verão com grupos de gente de todas as idades adultas, que o adoram, pois age como se não tivesse nada a perder e a vida fosse dois dias e ainda por cima é tratado como um Sir, respeitosamente. Um Sir ligeiramente diletante, o que ele adora!
Vinga o tempo em que era um técnico altamente qualificado em Inglaterra, marido e pai de família; o tempo em que era somente convencional e perfeccionista - uma fotografia pelos seus quarentas, de férias em Albufeira, mostra-lhe um ar distinto e principesco. Vinga o tempo em que perdera o casamento por infidelidade da esposa, diz!
Manteve-se sempre um pai muito próximo, ajudou a comprar as casas às filhas, deu-lhes o ombro quando precisavam dele! Trabalhou para a perfeição, na vida profissional e pessoal!
Depois viveu com uma lady mais velha, de tez very british, com quem partilhou momentos de maior liberdade, vida no campo, corridas de automóveis e de motas, até ao acidente em que iam morrendo. Sobreviventes, decidiram vir viver para Portugal com o dinheiro do seguro, para nunca mais trabalharem. Até que se separaram e ela voltou para Inglaterra, magoada, queixando-se do egoísmo dele!
John apresenta-se a si mesmo como sendo "like a child" na busca de nova companheira nas redes sociais. Avisa que não quer sexo, porque isso sabe onde encontrar, mas companhia e amor. Porém, nunca fica satisfeito e tende a abandonar os relacionamento já iniciados. Até que vai aprendendo que isso pode ser problemático e começa a ter comportamento paradoxal de sim-e-não quero logo na fase inicial...
Um dia, uma namorada, iniciada, mas mal terminada, resolveu aparecer-lhe de loira e jovem, muito jovem, nas redes! John não hesitou. De repente, perdeu o receio do ridículo, ou de ser visto na sua comunidade com mulheres. Os encontros, anteriormente eram sempre noutras cidades ou localidades, mas desta vez, a beleza da loira jovem era tão cativante que ele estava disposto a tudo.
A loira marcou diversos encontros com ele, a que obviamente faltou, mas ele não desistiu a muitos desaires, aceitando as suas justificações. Por ela, acreditaria de novo no amor! Ela, que era só uma imagem de perfil num pôr de sol, em corte pela cintura. Quase não conversaram pelo chat. Nunca falaram ao telefone! Era o que Old Baby John afinal queria! Juventude e glória! An Old Baby!
Mas baby tinha outra face: resingão e somítico, revelava a sua irritação com os gastos de água do banho das filhas e da irmã, nas suas visitas, quando usavam a piscina! Andava de críticas ao presidente da câmara local porque era desorganizado e a sua governação pouco civilizada! Em grupo, já com um certo peso político, liderava a comunidade britânica para pressionar a autarquia a satisfazer as suas necessidades!
Tinha muitas pretendentes convidadas pelas amigas britânicas, mas desdenhava delas. Muito velhas! Chatas!
Era imaginar-se com a jovem loira, que descobriu ser um avatar, que ele, envergonhado, desejava realmente!