Don't Don't Look Up - mas não me chamem Dibiasky

O filme Don't Look Up estabelece um fluxo reverberante com o espectador. É sobre o comportamento do próprio espectador projetado numa situação ficcional; o espectador reconhece que se vê no espelho a si mesmo!; depois volta a fazer tudo como se fosse só mais um filme; e assim se cumpre a previsão.

Em Don'T Look Up, Peter Isherwell, o dono do mundo e da empresa BASH, tem dados que lhe permitem saber quase tudo de quem quer que seja, até sobre como vai morrer, e usá-los para o que desejar.

No Brasil, todas as crianças e adolescentes forneceram dados sobre a sua subjectividade sócio-emocional (portanto, psicológicos), via questionários aplicados pelo sistema educativo. O PISA e seus ramos trabalham com afinco para generalizar esta avaliação (e intervenção posterior, colocada no currículo) em todo o mundo. Esses dados das crianças brasileiras, são já parte do big-data universal. Essas crianças, podem um dia ver-se confrontadas com um Peter, provavelmente em forma de crédito social como na China (ah como foi aplaudido em Portugal que o diploma do aluno contivesse as suas boas acções); e os rastreios que aí vêm! Não vêem?!

Dont Look Up é um "cometa" em si mesmo, e nós, que dizemos? Ah, pois! Depois prosseguimos no que julgamos ser auto-protector, ou somos regidos por uma qualquer outra lei comportamental, fazendo o que a governança mundial quer: deixarmo-nos dominar e ser governados totalmente (totalitarismo). O cometa são os dados que nos são sugados. E experimentem desconectar-se - em breve deixarão de poder fazê-lo. Mesmo com toda a interconexão de sistemas e videovigilância (China, exemplo máximo), os dados da mente e a previsão do comportamento são acessados por previsões da Inteligência Artificial com base na navegação nos telemóveis e por respostas que damos nos questionários de brincar (parecem, mas não são), e ainda nos vão obrigar a responder a outros: pela saúde, para determinar intervenções, para melhorar a educação ou o bem-estar, para evitar a fuga ao fisco, etc!... Eis o nosso cometa, a chegar cada dia mais perto!

Mensagens populares deste blogue

Madressilva

O Belo

Fragmentos